Implanon: Uma Visão Completa sobre o Contraceptivo de Longa Duração

O que é o IMPLANON?

O Implanon é um implante contraceptivo em formato de bastonete flexível de silicone medindo 4 cm, inserido no antebraço, debaixo da pele, sob anestesia local no consultório ginecológico, que libera o hormônio etonogestrel (progesterona) na corrente sanguínea. Esse hormônio bloqueia a ação ovulatória dos ovários, além de aumentar a hostilidade do muco cervical, reduzindo a motilidade do espermatozoide, ou seja, a capacidade dele se mover para dentro do útero.. 

O único implante anticoncepcional aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) até o momento é o Implanon. É um método de alta eficácia e amplamente estudado.

O Implanon é seguro?

É considerado o anticoncepcional mais eficaz, assim, com apenas 0,05% de risco de falha, sendo mais seguro do que os métodos contraceptivos irreversíveis, como laqueadura tubária e vasectomia, tornando o implante uma opção segura para evitar gravidez indesejada. Vale lembrar que ele não protege contra ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

Qual o tempo de duração do implante contraceptivo?

O Implanon tem duração de 3 anos, mas pode ser retirado antes deste prazo. Se a mulher desejar continuar após 3 anos, é possível realizar a troca de implante no mesmo dia da retirada. 

Como é retirado o Implante?

A retirada é feita também em consultório, sob anestesia local, por médico familiarizado com o procedimento.

Eu vou continuar menstruando após a inserção do Implanon?

Primeiramente nos primeiros meses de uso do implanon, pode ocorrer: 

– Ausência de menstruação (22%)

– E Menstruação ocasional (33%)

– Menstruação normal (com menor intensidade e menos dias de menstruação)  (20%)

– Menstruação frequente, com > 5 episódios ou que dura mais de 8 dias (24%)

O implante anticoncepcional engorda?

Primeiramente isso mito! Como os outros contraceptivos, o implante também não engorda. É importante lembrar, que as mulheres naturalmente têm tendência para ganhar peso ao longo dos anos, independente do contraceptivo utilizado. Dessa forma, para evitar esse problema é necessário realizar mudanças no estilo de vida como atividade física regular e dieta balanceada.

Gostaria de entender mais? Entre em contato conosco! 

Conheça o Dr. Ronaldo Oliveira: Especialista em ginecologia e obstetrícia.

Ginecologista em Ribeirão Preto
Rolar para cima