O plano de parto é uma lista de itens relacionados ao parto, sobre os quais você pensou e refletiu. Isto inclui escolher onde você quer ter o seu bebê, quem vai estar presente, quais são os procedimentos que você aceita e quais você prefere evitar. Funciona como uma carta, onde você nos diz como prefere passar pelas diversas fases do trabalho de parto e como você gostaria que seu bebê fosse cuidado após o nascimento.
É um exercício que pode ajudá-la a definir aquilo que é importante para você. Não se trata, portanto, de uma lista de ordens, mas de um ponto de partida para a conversa entre você e toda a equipe que irá lhe assistir. São detalhes que podem fazer uma grande diferença para o seu parto, tornando-o uma experiência mais intensa e enriquecedora.
Você tem o direito de participar de todas as decisões que envolvem o seu bem-estar e o do seu bebê, conhecendo benefícios e riscos de cada procedimento que poderão ser indicados na assistência do seu parto. Estes serão conduzidos baseados em evidências científicas. Analise com cuidado as opções, juntamente com a sua parceria ou com quem irá lhe acompanhar durante essa travessia.